WordPress, uma ferramenta poderosa.

Existem hoje inúmeros sistemas de gerenciamento de conteúdo, os chamados CMS.
Todos eles possuem a mesma finalidade: criar uma interface amigável para que você possa administrar os conteúdos do seu site sem precisar por a mão em códigos.

O WordPress faz exatamente isso. Criado inicialmente para atender às demandas de conteúdo para blogs, a interface do WordPress sempre foi simples e amigável. Com certeza, esse foi um dos principais fatores que influenciaram no seu sucesso.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o WordPress é uma ferramenta Open Source, o que significa que o código que compõe seu sistema é aberto para que qualquer desenvolvedor possa fazer customizações. Isso fez com que o sistema evoluísse muito e de forma orgânica. Existe hoje uma rede enorme de colaboradores produzindo novos plugins, temas e widgets. Criou-se também uma grande oportunidade comercial, obrigando a comunidade a manter o sistema constantemente atualizado e seguro.

Abaixo veremos alguns dos motivos pelo qual seu site pode, e deve, ser em WordPress:

Interface

Interface simples e intuitiva. Com algumas pesquisas no Google qualquer pessoa é capaz de publicar conteúdo e até mesmo instalar um novo plugin.

Plugins, Temas e Widgets

A maior vantagem do WordPress é a imensidão de plugins , temas e widgets que existem para que você possa customizar seu site de acordo com suas necessidades.

Os plugins são como extensões do seu site, e adicionam funcionalidades ao sistema otimizando tempo e custos, eles são quase sempre desenvolvidos por empresas e profissionais independentes e já vêem prontos para utilização, podendo facilitar muito a vida. Vale a ressalva que muitos desses plugins são pagos, porém tem custos acessíveis e com certeza ficam mais baratos do que se você tivesse que criar a funcionalidade com um desenvolvedor.

A variedade de temas disponíveis na Internet possibilitam a criação de sites com visual profissional de forma muito fácil.

Comunidade

O WordPress é gratuito tanto na sua versão para instalação em servidor próprio quanto no www.wordpress.com, onde o site fica hospedado pelo próprio WordPress. Para quem tem interesse em aprender e tirar dúvidas, a Comunidade WordPress Brasil (wp-brasil.org) é sempre muito ativa. Outra forma de entrar para o mundo WP é participar do evento Wordcamp (central.wordcamp.org) que acontece no mundo todo, inclusive em várias cidades brasileiras.

SEO

Por si só o WordPress possui uma estrutura que facilita a organização do conteúdo amigável para SEO. Além disso, ele possui ótimas ferramentas para criação e otimização de conteúdos, ajudando na indexação do seu site nos principais sites de busca.