Qual o melhor modelo de site para minha empresa?

A importância de se ter um site nos dias de hoje é inquestionável. Ter um site é expor uma vitrine para o seu negócio, é facilitar o acesso de clientes à sua empresa e ao atendimento, é dar credibilidade e autenticidade ao negócio. Mas você sabe qual o modelo ideal de site para sua empresa?

Existem inúmeros modelos de sites existentes hoje no mercado, sites de página única, hotsites, e-commerce, blogs, cada um com uma característica distinta, podendo ser usados de diferentes formas. Mas o que ninguém diz a você é que a grande maioria desses modelos são ferramentas de marketing que auxiliam em atividades específicas de comunicação, e que nem sempre serão úteis pra você nesse primeiro momento.

É interessante perceber que, independente da sua estratégia de marketing, do tipo de produto ou cliente que você tenha, o modelo de site ideal a princípio será sempre o mesmo: O famoso “site institucional”.

Em outras palavras, se sua empresa não tem um site institucional, ela não existe.

Para fazer um site institucional, o primeiro passo é escolher um nome para registrar um domínio. Se seu domínio for nacional, a empresa que regula os domínios no Brasil é o Registro.br. Basta você acessar o site deles, fazer um cadastro simples, escolher um domínio que ainda não esteja sendo usado e fazer o pagamento. O valor é baixo, cerca de R$ 40,00 por ano.

O domínio então será o endereço digital da sua empresa e, enquanto você pagar por ele, ele não será de mais ninguém.

Depois de comprado o domínio é a vez de adquirir um serviço de hospedagem. A hospedagem é onde todos os seus arquivos relativos ao site serão inseridos. Existem inúmeras empresas de hospedagem no mercado com diferentes tipos de preços e serviços, mas lembre-se: você está começando provavelmente com um site pequeno de algumas páginas, então um plano básico já vai ser de bom tamanho pra você.

Com o domínio e a hospedagem em mãos é a hora do desenvolvimento, criar as páginas, artes e textos para o seu site. Nesse caso também existem inúmeras soluções muito boas no mercado: Sistemas de CMS como o WordPress, sites prontos, templates, ferramentas pagas, construtores automáticos, enfim, opções não faltam.

Mas é justamente nessa grande variedade de opções que mora o problema. A pergunta que você tem que se fazer é: Eu vou ter tempo pra mexer nessas ferramentas, seja elas quais forem?

Muito provavelmente sua resposta será não. Opte sempre pela ajuda de uma empresa especializada, que possa te ajudar na construção desse site. Comece pelo básico, o velho e bom HTML, e depois com o tempo vá aperfeiçoando o sistema de acordo com a sua necessidade. O mais importante você terá, que é o básico, simples e funcional, “site institucional”.

A WebProducer pode auxilia-lo desde o primeiro passo e tornar sua empresa, uma empresa digital. Consulte-nos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *